Houve uma altura em que não ouvia, não pensava e não compreendia. Por maior que fossem as discussões e reprimendas eu interpretava tudo de outra maneira e acabava por argumentar de forma pobre e futil.
Actualmente sou mais condescendente. "Quem te avisa teu amigo é", todos nos dizem a dadas alturas da vida, muitas vezes substimado. Mas não dou atenção só a adágios e a conselheiros. Há uma coisa muito importante chamada introspecção, que eu também faço muito ultimamente.
Sendo que eu não preciso tanto, visto ja ter "introspeccionado" muita coisa importante em mim, foco-me muito mais neste momento em pessoas que nao o fazem, mas deviam e cometem erros atrás de erros. São os melhores conselheiros que eu tenho. Vejo-os a desperdiçar oportunidades que valem ouro por futilidades e ninharias.
Vou traçando os meus dias ao contrario dos deles. Não me deito muito cedo e nao me deito muito tarde. Fico em casa em noites frias e opto por um cafezinho, cerveja ou um bom copo de vinho num bar acolhedor numa mesa de amigos cultos e interessantes do que em qualquer sitio barulhento onde não se ouve ninguém nem se conhece pessoas com bom caracter, normalmente.
Vou sempre ouvir, mas, vou sempre tomar as minhas decisões por mim, porque tenho plena consciência que tenho de aprender a saber o que é melhor para mim porque um dia mais tarde vou ter de ser só eu, porque pode não haver mais ninguém. Mas isso não significa que não dê importãncia. É por dar muito valor que muito frequentemente faço o que é mais acertado porque alguém com muito mais experiência que eu me aconselhou.
2 comentários:
"Aceita o conselho dos outros mas nunca desistas da tua própria opinião."
Uma amiga minha tem isto escrito no messenger dela e achei bem dizer-te isto. Acho que se adequa ao teu texto e que te identificarás com ela.
Ser bom ouvinte não é ser influenciável. Saber ouvir é aceitar o que os outros dizem e compreender porque o dizem.
Depois disso cabe a nós discernir se vamos ou não utilizar a informação que absorvemos.
Se essa informação vier de alguém experenciado, sabemos de antemão que essa informação está bastante próxima da completa veracidade e por isso a utilizaremos.
Posto isto quero apenas dizer que sou um bom "ouvinte" deste teu blog, apesar de nem sempre compreender a informação que transmites. Sempre que posso utilizo conhecimento que aqui adquiro.
Um beijo =)
É sempre interessante encontrar pessoas que dão expressão a pensamentos que poderiam ser os nossos! Gostei deste Post!
Enviar um comentário